12.6.11

Pais vegans acusados de homícidio?

Texto retirado de um blog na internet. Veja a reflexão no final.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma criança de 11 meses morreu na França em 2008 por deficiência alimentar e seus pais estão sendo acusados por privação de alimentos e cuidados. Infelizmente, isso não é incomum nos dias de hoje mas, nesse caso, o inusitado é que os pais são vegans.

Vegans são pessoas que não consomem qualquer alimento proveniente de um ser vivo, seja carne (vaca, frango, peixe, etc), leite ou ovos e os derivados (manteiga, queijo, presunto, etc). Fiquei muito curioso pois pensava que vegans era um outro nome para vegetarianos (vegans ou vegetarians) e que somente não comiam carne vermelha.

Descobri que o Veganismo é uma “forma de viver que procura excluir, tanto quanto possível e viável, todas as formas de exploração e crueldade com animais por comida, vestimenta ou qualquer outro propósito“, conforme descrito em seu site (em inglês).


Eles tem até repostas prontas para questionamentos de não-vegans, como são chamados o restante da população mundial.


Exemplo:
Pergunta – “Não precisamos comer peixe para obter Ômega 3*?”
Resposta – “O peixe produz Ômega 3 porque consome algas marinhas portanto basta ingerí-las diretamente“.

Bem, essa questão de vegetarianismo é bastante complicada.

Eu sou consumidor de carne, principalmente, de vaca, e não curto muito vegetais. Sei que o organismo humano não é adequado para comer carne. Os cientistas já demonstraram que nosso sistema gástrico, etc, é como o de um herbívoro portanto comer carne não seria natural.

Mas e a evolução humana? Começamos a comer carne há milênios. Não sei porque nosso corpo não sofreu alterações por conta das mudanças de hábitos mas o fato é que continuamos a comer carne por que gostamos.

É fácil fechar os olhos e dizer que os animais que comemos só existem para isso. Nós não vemos como eles são mortos, não sabemos muito bem o que os criadores fazem para que a carne fique macia, etc. Simplesmente, pedimos 1kg no açougue ou um filet no restaurante e sigamos nossa vida.

Que seja. Continuarei a comer carne até o final da minha vida, eu acho.

Mas e o que fizeram esses pais? Me parece que exageraram na dose. O que li sobre os vegans demonstra mais equilíbrio do que esse casal parece ter. Leiam matérias nos links abaixo com mais detalhes e tirem suas conclusões.

É claro que os pais não quiseram matar sua filha mas foram idiotas e colocaram a vida dela em risco. É infinitamente diferente um adulto mudar sua dieta alimentar e uma criança. Um bebê precisa de vitaminas, B-12, por exemplo. Se a mãe não as consome, já que um adulto não precisa mais tanto disso, não vai ter no organismo e não vai passar para a criança através do aleitamento materno. Isso está mais na cara que nariz!

Acho que essa triste história serve como alerta. É preciso que os pais se lembrem que uma opção de vida pode ter reflexos diferentes para cada membro de sua família. Um bebê tem necessidades diferentes das de uma criança de 7 anos, de outra de 15 e, claro, de um adulto. Como conciliar tudo sem prejudicar nada?

Difícil, não? Por isso é necessário bom senso e humildade para reconhecer que nossos filhos terão que tomar suas próprias decisões um dia. Até que possam fazê-lo, nosso dever, como pais, é dar-lhes a maior quantidade e qualidade de informações que pudermos para ajudá-los a formar seu senso crítico e não impor um ponto de vista e exigir que seja eterno.

Impor algo tão radical como o veganismo para um ser humano que não tem capacidade para opinar é errado, na minha opinião. Esses pais deveriam ter seguido conselhos médicos, explicado que não queriam que a filha consumisse qualquer derivado animal então precisariam saber as opções.

Não fizeram isso. Foram arrogantes ao pensar que tinham todas as respostas. E agora podem pegar 30 anos de cana e deixar sua outra filha, uma pré-adolescente de 13 anos, uma fase complicada em que a presença dos pais é fundamental para moldar o caráter e ensinar os detalhes da vida adulta que se inicia, desamparada e sozinha, à mercê da vida dura do século XXI.

Século XXI que é bendito pelos avanços tecnológicos que produzirão benefícios para o bem estar do homem mas maldito por ainda abrigar humanos obtusos e hipócritas que matam um semelhante em nome de algo que não compreendem.

Fontes de consulta: G1 e Daily Mail

* Substância que ajuda a prevenir doenças cardio-vasculares, entre outras

fonte: http://pktp69.wordpress.com/2011/04/01/vegans-sao-acusados-de-homicidio-na-franca/

condenação dos pais aqui: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3260381.xml

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É óbvio que a culpa da morte dessa criança não foi o vegetarianismo, mas a incompetência dos pais em buscar uma educação alimentar e orientação. Nenhum pai ou mãe vegetariano, ao excluir a carne e/ou queijos e derivados da alimentação da criança, deve fazê-lo sem a orientação de médicos e nutricionistas. Minha filha é vegetariana de nascimento e tem peso e altura superior ao padrão. Seu desenvolvimento cognitivo é excelente, e ela já sabe formar frases pequenas e contar até 10 em inglês com 2 anos de meio de vida. Portanto, vegetarianismo é sinal de saúde, desde que bem orientado

Nenhum comentário: