14.5.11

Family Guy: liberdade de expressão x ateísmo x religião = quiprocó?

famguy_piadasreligiosas.gif

Existem várias piadas feitas no seriado Family Guy (Uma Família da Pesada), da 20th Century Fox, "estrelando" Jesus Cristo e Deus. Tem Jesus fazendo truques com as mãos, Deus enchendo um copo de cerveja sem as mãos, Deus acendendo um cigarro pra uma moça usando só o dedo (e um raio, claro), entre outas coisas. 

vídeo abaixo:



É óbvio que eu acho muito criativo, engraçado mesmo. Qualquer pessoa bem-humorada irá dar boas risadas com esses vídeos. Eu, particularmente, me acabei vendo Deus criando o mundo com um "peido". É muita criatividade.

Porém, penso que alguém religioso, um cristão devoto, como minha avó, por exemplo, ficaria um pouco ofendida com essa caricatura. Para muitas pessoas, tocar no nome de Deus, EM VÃO, já é pecado grave; imagine fazer piada com isso? Não há dúvida que devemos respeitar a crença dessas pessoas.

Podemos não pensar o mesmo, divergir, etc - mas isso não nos dá o direito de ofendê-las ou ridicularizá-las. Isso vale tanto para o religioso quanto para o ateu. Veja a piada abaixo

Desrespeito vem tanto dos religiosos quanto dos ateus

Então, penso eu: "até onde vai a liberdade de expressão?"

Dificilmente temos a certeza se a pessoa que está ao nosso lado poderá ficar ofendida com a piada. O que fazer então? O que você acha?

Outra coisa. Quando eu veiculo um desenho em rede aberta, teoricamente, não estou respeitando as pessoas que podem se ofender com a piada. Mas, por outro lado, cabe à pessoa simplesmente mudar de canal ou não assistir a TV.

O que você pensa? Compartilhe!

Nenhum comentário: