3.5.11

psicologia e budismo - encontro notável - "ou como lidar com péssimos cientistas"

Perdeu, playboy! Vai estudar!
Sempre recebo olhares de receio quando falo que estudo o budismo dentro da Psicologia. Se eu falar em Psicologia transpessoal, então, muitos abaixam a cabeça e dão meia volta (ignorantes!). A maioria pensa que sou algum tipo de esotérico nova-era ou seguidor de alguma religião. Não sei se ficam frustrados, mas não sou nenhum dos dois. Sou um cientista.

COMO? Perguntam todos. Como estudar Psicologia e Budismo e não ser religioso? Óh! A origem da pergunta está na ignorância de ambos em ambos os campos - ciência e religião. Em geral, desconhecem o que é a ciência da psicologia, ou mesmo a própria filosofia da ciência; ainda mais comum, nada sabem sobre budismo, a não ser encartes de revistas de bem-estar.

É uma pena que o campo da psicologia na Brasil esteja tão atrasado na discussão desse tópico. A parte alegre é que vários laboratórios de psicologia no Brasil estão realizando bons estudos. Veja a UNIFESP, UFSCAR, UFJF, UFRGS, etc. Segue, aliás, um link acadêmico da Carol Menezes, minha colega, que está realizando um doutorado sobre o tema. http://sites.google.com/site/meditacaopoa/

parabéns Carol!



O que é bastante óbvio também é que "roubamos" um pouquinho no jogo. Veja a própria história do termo "mindfulness". O termo é originário das tradições meditativas orientais, mas hoje em dia, virou "atenção focada". Enfim, tem pano pra manga nessa discussão. O importante é que tudo isso está virando pesquisa acadêmica de alto nível. Um simples busca em bases como PUBMED e PsychINFO nos aponta centenas de resultado com o termo "mindfulness". A literatura específica sobre o assunto em outras línguas é abundante. Para vocês verem a defasagem do Brasil, somente ano passado a ARTMED lançou um livro sobre o tema.

Livro - Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Mindfulness e Aceitação, A

Enfim, para alguém que está nessa luta há mais de 10 anos, é uma grande alegria ver esse tema se popularizando. Acredito, piamente, que o futuro mais promissor da Psicologia está nesse caminho. Para quem já está trilhando este caminho a algum tempo, recomendo os trabalhos filosóficos de Francisco Varela e Evan Thompson.

   

Outro livro que recomendo é este. (Especialmente para o tratamento da depressão)


E, novamente, quando qualquer pseudo-cientista de araque (o que inclui alguns colegas psicanalistas e cientistas sociais com péssima formação filosófica) te dizer que psicologia e budismo não tem nada a ver, mande ele ler mais um pouco.

Não tem relação direta com o assunto, mas uma entrevista do Rodrigo Amarante, onde ele deu uma "aula de jornalismo", explicita bem o que quero dizer sobre esses pseudo-cientistas que "falam demais por não ter nada a dizer".

Veja, e entenda a sutilidade:


COMO RESPONDER A UM IGNORANTE QUE TE
PERGUNTA SOBRE ALGO QUE NADA SABE? 


COMPARTILHE NOS BOTÕES ABAIXO

Nenhum comentário: