3.5.11

Clara Luz e o linguajar gaudério

ESSA VAI PARA MEUS AMIGOS GAÚCHOS E MINEIROS

Se abanque índio velho, pois vou lhe contar uma certa feita!


Minha filha está com quase dois anos e meio. É a fase de aquisição de linguagem, mas, também, de largar as fraldas. Agora que a mineirinha está se tornando uma gaudéria, uma verdadeira "prenda", o linguajar está adquirindo um tom bastante peculiar, "tchê bagual".

Certa feita, ao chegar do trabalho, minha filha me disse: "Papai! quero ir na 'patente'".... " P A T E N T E ??? Eu pensei...pensei...pensei....e lembrei. Pois bem, a guria fez o que tinha que fazer toda faceira.

Agora, estou imaginando quando ela for visitar o avô paulista em Minas Gerais e dizer a mesma coisa: "Vovô,  cadê a patente?". O avô, que é militar, não vai pensar duas vezes: "Sou coronel Clarinha...coronel....essa é a minha patente. Três estrelas e três gemadas em cada ombro! Seeelvvaaaa"


Para quem quiser entender melhor o gaudério, vale uma olhada no Jayme Caetano Braum. Sou fã!





Nenhum comentário: