A brincadeira com o documentário do Sr. Dawkins é evidente e intencional. Faz algum tempo que o "The root of ALL evil" foi ao ar lá na terra dos gringos. Para quem ainda não viu, o senhor Dawkins, pai todo poderoso do neo-ateísmo pensa, de fato, que A RAIZ DE TOOOODO O MAL é a religião.
De fato, muitas atrocidade foram (e ainda são) cometidas em nome da religião. Não há dúvida. Contudo, jogar a responsabilidade de TODO O MAL existente para a religião é, no mínimo, uma bobagem. É um propagandismo tosco que gera coisas como a figura abaixo. Analisemos.
Vamos estudar um pouco as mensagens implícitas na imagem acima.
1 - Atribui à religião (islâmica, no caso) a culpa pela queda das torres gêmeas. Qualquer pessoa minimamente culta sabe que esse atentado não foi cometido pelos muçulmanos, mas por uma MINORIA FUNDAMENTALISTA (Al-qaeda). Da maneira como é divulgado, parece que todo muçulmano é um homem-bomba. Fala sério. Já discuti esse tipo de argumento pobre anteriormente no blog.
2 - Segundo a opinião de muitos especialistas, o real motivo dos atentados foi de cunho político-econômico, tendo a religião como pano-de-fundo. Do jeito que a propaganda está, parece que a culpa é unicamente da religião. Novamente, forçaram a barra.
3 - Ao final da propaganda vem o logo dos BRIGHTS!!! Uauu! "Brilhantes"! Vocês sabem que são os "brilhantes"? Segundo o site são: "pessoas que professam um visão de mundo naturalística, sem elementos sobrenaturais". E, consequentemente, por elas serem assim são.....BRILHANTES. PALMAS!!!!
4 - Quem não é "bright", ou seja, quem possui qualquer tipo de crença sobrenatural, não pode ser brilhante, restante ser "ofuscado (??!!)", "obscurecido (?!?!)" ou, num liguajar mais popular, uma BESTA QUADRADA".
Sinceramente, mesmo que eu tivesse uma visão 100% naturalística, eu não seria arrogante o suficiente para me chamar de "brilhante". Esses aqui sim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário