28.6.11

NOTÍCIA BOMBANDO NA INTERNET

RIEUMES, França — A toureira espanhola Conchi Rios ficou gravemente ferida na coxa durante uma tourada em Rieumes (sudoeste da França), constatou um jornalista da AFP no local. A espanhola, de 20 anos, que toureava pela primeira vez fora de seu país, teve "um ferimento grave" na coxa depois da entrada do touro na arena, indicou o presidente do clube de touradas da cidade, Yves Samyn. "Foi chifrada na coxa e foi arrastada presa ao chifre por 5 ou 6 metros", indicou. A toureira foi atendida primeiro na enfermaria da praça, e a tourada continuou. Conchi Rios, originária da Andaluzia, havia toureado até agora na Espanha nas praças Sevilha, Valência, Barcelona e Alicante, entre outras.


imagem forte

REFLEXÃO...

Um amigo de Portugal falando sobre as touradas!!! Vale uma lida, pois a reflexão é excelente!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Considerada por muitos um dos mais cruéis espectáculos com animais, a tourada é rainha no que toca a ferir susceptibilidades. A repulsa que esta faz surgir já lhe valeu proibições em algumas regiões onde outrora era praticada. Em Portugal a tauromaquia permanece como uma veia constituinte da cultura em geral, sendo portanto legal e assim contradizendo a Constituição acerca dos direitos dos animais.

Como? Vejamos:

Lei n.º 92/95

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º

Medidas gerais de protecção

1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.

(...)

Artigo 3.º

Outras autorizações

2 - É lícita a realização de touradas, sem prejuízo da indispensabilidade de prévia autorização do espectáculo nos termos gerais e nos estabelecidos nos regulamentos próprios.

O touro, assim como todos os outros animais, é um animal senciente e capaz de sentir e de expressar emoções. A tourada, como espectáculo centrado na lide do touro através de métodos que visivelmente o debilitam e o levam a sofrer, é um acção violenta para com o animal. É igualmente injustificável visto a violência não ser moralmente aceitável pelo ser humano em circunstância alguma, tornando-se desta forma uma conduta desnecessária que visa descredibilizar a sensibilidade e o bom senso supostamente existentes numa sociedade saudável. Porquê a tourada ser uma excepção?


É inadmissível a aceitação desta prática milenar como sendo elemento de uma cultura. Brutaliza gravemente os valores sociais, torna o ser humano juvenil mais agressivo e desconstrói o nosso direito e dever de proteger os seres vivos irracionais, proporcionando-lhes bem-estar e dignidade. Em suma, mortifica a nossa natureza real enquanto homens e mulheres.



Já todos devem ter pelo menos uma ideia mínima do que se sucede em plena arena num espectáculo tauromáquico. Mas o que acontece muito antes do início da tortura é desconhecido à maior parte, independentemente de serem contra, a favor ou indiferentes:

• Os touros, enquanto jovens, são constantemente objecto de treino dos toureiros e forcados e são, inúmeras vezes, abusados para alimentar o espectáculo que,futuramente os fará sofrer muito mais. Os touros negros são escolhidos, devido ao seu sangue ser menos evidente na pelagem negra;

• Quando chegam á praça, os touros são normalmente conduzidos à base de pauladas e espicaçados com objectos aguçados. Durante 48 horas, ficam fechados num lugar completamente escuro sem água e sem comida, para ficarem enfraquecidos, desorientados e cegos;

• Cortam os seus chifres a sangue frio e põem serrim dentro deles, para os desorientarem. Frequentemente além disto, introduzem no ânus dos touros sacos com cimento para os enervarem ainda mais;

• Antes de entrarem na arena, muitas vezes injectam-nos com drogas. Põem-lhes produtos químicos na vista, para que a sua visão fique ainda mais afectada antes da sua entrada na arena. Nesta altura, espicaçam e agridem os touros com sacos de areia no seu focinho e espetam facas no seu dorso;

• Também deitam água rás no piso dos curros, para que os animais sintam as patas a serem queimadas, e queiram dali sair disparados para arena.

Conjuntamente com a intensa luz em contraste com a prisão escura à qual o touro foi submetido e somando o barulho imenso da multidão e o enfraquecimento da sua visão, o touro entra em stress profundo, criando a ilusão de ferocidade quando na verdade está cercado pelo medo e só tem como objectivo a fuga.

Todo este sofrimento é inaceitável, atroz, desnecessário e morbidamente egoísta por parte de quem vê, apoia, aplaude. Uma sociedade equilibrada apoia-se numa cultura dedicada à educação e à preservação, e a tourada não comporta nenhum desses valores.


Diz BASTA a toda esta crueldade. Uma petição contra a continuação da tauromaquia em Portugal foi criada e tu podes contribuir assinando e divulgando o máximo possível. Aposta num país livre de abuso animal lícito com a tua assinatura. Só precisas de clicar aqui. (não tem o link, mas no final aqui você pode ir ao original)

Sempre pelos touros, nunca pelas touradas.

link: artigo original aqui

Nenhum comentário: