15.6.11

Qual é a cor do seu cérebro? faça o teste

 Com mais de 40 anos de carreira, a educadora e pesquisadora norte-americana Sheila Glazov acredita que cada pessoa tem o cérebro multicor. A partir de um modelo de classificação de perfis psicológicos baseado em teorias junguianas, ela desenvolveu um programa que permite às pessoas classificar seu perfil a partir de cores. O livro “A Cor do Seu Cérebro” (Editora Novo Conceito), que explica a teoria, acaba de ser lançado no Brasil.

Formada em Educação na Ohio State University e em Liderança Criativa pela Disney University, e com clientes como as gigantes Motorola e Sears, Sheila tinha como objetivo simplificar os testes psicológicos, oferecendo uma ferramenta que pudesse ser usada tanto em casa como no trabalho, por crianças e adultos. Em entrevista, Sheila explica por que criou a teoria, esclarece como ela pode ajudar as pessoas e ensina a descobrir qual a cor do seu cérebro.


iG Como você criou a teoria das cores? 

Sheila Glazov
Fui inspirada a criar “A Cor do Seu Cérebro” enquanto percebi que os indivíduos nem sempre respeitam o ponto de vista do outro. Quis criar um ambiente “não-julgador”, que eliminasse a crítica negativa e reforçasse a apreciação das ideias de cada um. Senti que poderia oferecer às pessoas uma maneira fácil de valorizar e entender a perspectiva do outro, e comunicar-se de forma mais efetiva para desenvolver soluções benéficas a todos.

iG Qual é a base da teoria?
Sheila Glazov
O alicerce para a teoria das cores do cérebro é o Myers Briggs Type Indicator [um teste de perfis psicológicos desenvolvido em 1942 por Isabel Briggs Myers e Katharine Cook Briggs, baseado nas teorias do psiquiatra Carl Gustav Jung sobre os tipos psicológicos]. No entanto, o MBTI utilize-se de várias combinações de letras, termos e símbolos para descrever o tipo de personalidade de um indivíduo – é muito complicado para crianças e, muitas vezes, confuso até para adultos. Descobri que as pessoas respondem positivamente à teoria das cores do cérebro porque usamos apenas quatro: amarelo, azul, verde e laranja para designar os quatro tipos principais de personalidade.

iG Como você acha que a teoria pode ajudar a vida das pessoas?
Sheila Glazov
Ela dá ao indivíduo uma oportunidade de olhar para si mesmo, para seus relacionamentos e como eles se comportam em diferentes áreas. “A Cor do Seu Cérebro” traz uma abordagem rápida e direta, que ajuda a pessoa a reconhecer e respeitar o melhor nela mesma e nos outros; compreender as perspectivas diferentes; rir de suas próprias idiossincrasias; comunicar-se de acordo com as cores e chegar ao equilíbrio em suas vidas pessoais e profissionais.

iG Como descobrir qual é a cor do seu cérebro?
Sheila Glazov Por testes psicológicos que estão no livro e no meu site. Na verdade, somos todos uma mistura de cores, ou um “brainbow” [trocadilho com rainbow, palavra que significa arco-íris, em inglês] das quatro cores. No entanto, todos temos uma cor primária, que descreve como vemos nossos próprios atributos e habilidades, e representa nossa perspectiva pessoal.

iG E qual é a cor do seu cérebro?
Sheila Glazov
Eu me vejo como um cérebro azul: sou criativa, comunicativa e gosto de ajudar. Valorizo confiança, empatia e cooperação. Minha cor seguinte é amarelo. Sou leal, responsável, respeitadora e organizada, e valorizo tradições, estabilidade e compromissos.

iG E no campo da maternidade? Como reage cada “cor” de mãe?
Sheila Glazov
Mães com “cérebro amarelo” são responsáveis, valorizam método e têm visões tradicionais sobre o comportamento de seus filhos. Elas esperam que suas crianças respeitem e sigam as regras. Já os pais de “cérebro azul” são devotados, adoram passar tempo com seus filhos e esperam relações harmoniosas. Pais de “cérebro verde” são reservados e resolvem problemas de forma objetiva. Querem que seus filhos sejam independentes e auto-suficientes. Por fim, pais e mães de “cérebro laranja” são entusiasmados e têm mente aberta. Eles gostam de se divertir com suas crianças e as encorajam a correr riscos.

iG Cada cor tem características boas e outras ruins?
Sheila Glazov
Sim, mas é essencial estabelecer que a abordagem de “A Cor do Seu Cérebro” é uma explicação do comportamento das pessoas, e não uma desculpa para comportamentos inapropriados. Podemos aprender a lidar com nossas falhas se as reconhecermos. Se uma pessoa se encontra em um ambiente que não a encoraja, ela pode apresentar seu “lado sombra”. Os “cérebros amarelos”, por exemplo, tendem a tornar-se controladores, reclamões e inflexíveis. “Cérebros azuis” podem apresentar choro, depressão e não encarar a realidade. “Cérebros verdes” ficam sarcásticos, indiferentes e insensíveis. Os laranjas passam a agir com imaturidade e se tornam rudes e compulsivos.


Teste desenvolvido com exclusividade pela pesquisadora Sheila Glazov revela a cor do seu cérebro



PS: O meu deu AZUL e LARANJA. Rs!

Nenhum comentário: