12.7.11

E quem seriam os animais irracionais...?

Homenagem a santo reúne milhares de pessoas por oito dias na Espanha.

Fogos de artício, rojões, muita nudez e milhares de pessoas nas ruas marcaram a abertura oficial da "FESTA RELIGIOSA" em homenagem a São Firmino ontem, em Pamplona. O chamado “Festival Chupinazo” — uma espécie de carnaval espanhol regado a vinho, música e comida, que dura oito dias — terá 520 eventos, sendo 33 deles corridas e outras atividades com touros.


Os festejos atraem espanhóis e turistas de todo o mundo. Segundo a prefeitura local, mais de 13 mil pessoas amarraram lenços em seus pescoços — figurino tradicional da festa. A principal programação do festival é o “encierro”: pelas estreitas ruas históricas da cidade, centenas de rapazes correm diante de seis touros, em um trecho de 800 metros. A atividade causou uma morte no ano passado — jovem de Madri levou chifrada no pescoço.

Desde 1922, 15 pessoas morreram na libertação dos touros pelas ruas.

VEJA O VÍDEO:


opinião de uma blogueira do http://literaturaedialogos.blogspot.com/2011/07/sangrenta-e-barbara-festa-de-sao.html:
Apesar dos apelos de várias partes do mundo, de entidades protetoras dos animais, de protetores dos direitos humanos, pedirem o fim dessa comemoração tão bárbara e cruel, a festa de São Firmino continua acontecendo em pleno 2011. Ou seja, são 420 anos dessa cultura vergonhosa.

Dizem que cultura não se discute, se respeita. Não concordo, acho que tudo na vida é questionável. Se questiona, se verificam os motivos e se eles forem plausíveis, aceitáveis, toleráveis, se respeita, caso contrário deveriam ser revistos. Tanto assim que senão não poderíamos ir contra a cultura de sociedades machistas onde homens batem e subjulgam as mulheres, por exemplo.

Tanto a Festa de São Firmino deveria acabar, como as tradicionais touradas, que também são uma estupidez. Não sou contra matar um boi para comer. Sou contra matar qualquer animal para diversão. Sou contra até mesmo aqueles lugares em que se paga para pegar o peixe e aí, como se fôssemos bonzinhos, depois devolvêmo-los para o rio. Entretanto, para o pegarmos tivemos de enfiar-lhes anzóis, muitos acabam morrendo pela ferida e por não conseguirem alimentar-se devidamente.


Crueldade pode ser cultura?

Machucar, maltratar animais por diversão é tão irracional...

Nenhum comentário: