ENTREVISTA DO FAMOSO FILÓSOFO FRANCÊS ATEU
Comte-Sponville - Não sou budista e não acredito na reencarnação. Mas Buda me parece um dos grandes mestres espirituais da humanidade: o mestre da desilusão e da liberdade.
Agora, te pergunto: Por que Buda é o "mestre da desilusão e da liberdade"? A resposta não é simples! Não é mesmo!
Para compreender a afirmação do amigo Comte-Sponville é preciso compreender o conceito budista de ANATTA, ou "não-eu". É um conceito que conduz a uma experiência de liberdade aqui-e-agora (O budismo, em geral, não está preocupado com paraísos celestiais!).
Para Buda, a ignorância primordial dos seres humanos está relacionada ao fato de acreditarmos possuir uma existência própria, autônoma, um EU separado do mundo. Obviamente, nossa experiência ordinária nos leva a tal crença. Achamos que nós e as outras coisas existem de maneira independente, mas parece que não é bem assim que funciona. O processo de meditação pretende exatamente desfazer, progressivamente, essa percepção errônea.
Para Buda, a ignorância primordial dos seres humanos está relacionada ao fato de acreditarmos possuir uma existência própria, autônoma, um EU separado do mundo. Obviamente, nossa experiência ordinária nos leva a tal crença. Achamos que nós e as outras coisas existem de maneira independente, mas parece que não é bem assim que funciona. O processo de meditação pretende exatamente desfazer, progressivamente, essa percepção errônea.
Desse modo, achamos que possuímos um EU, que funciona, existe, separado de tudo. Se escrutinarmos profundamente essa crença, veremos que nada em nós é permanente. Não somos a mesma pessoa que éramos há 10 anos atrás. Nossas células mudaram, nossos órgãos, nossas crenças cotidianas, nossos fios de cabelo, tudo! O fato é que vamos morrer, inexoravelmente, e esse EU, que consideramos tão forte, belo e permanente, provavelmente deixará de existir. Por isso, Buda é o mestre da desilusão. Ele aponta para aquilo que fugimos: nossa natureza perecível. No lugar, ele aponta o "aqui-e-agora", a "atenção plena".
Bem, não vou me alongar. Vejam mais sobre o tema (e melhor explicado) aqui: http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=969
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