28.4.11

Dois lobos...e nós

Iruê, um jovem índio, procurou o velho xamã da tribo para dizer que havia sido injustiçado por um amigo e estava com muita raiva dele:

- Deixe-me contar-lhe uma historia – disse o xamã – Eu mesmo, algumas vezes, senti muito ódio daqueles que de alguma maneira me fizeram mal na vida, mas acabei descobrindo que o ódio na verdade me corroia em vez de ferir o outro. Era como tomar veneno, desejando que a outra pessoa morresse.

Iruê estava atento às palavras do xamã, que continuou:

- Lutei muitas vezes contra meus sentimentos. Era como se existissem dois lobos dentro do meu coração. Um deles equilibrado, vivia em harmonia com todos ao seu redor, e não atacava gratuitamente, apenas para caçar. Ele só lutava quando julgava certo fazer isto, e o fazia da maneira correta. Mas, o outro lobo, ah! este era cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançavam num ataque de ira! Ele brigava com todos sem qualquer motivo. Sua raiva era tão grande que ele não conseguia nem pensar direito. Era uma raiva inútil, pois ela não iria mudar coisa alguma! Algumas vezes era difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentavam dominar o meu coração.

Iruê olhou intensamente nos olhos do velho xamã e perguntou:

- E qual deles venceu?

O xamã sorriu e respondeu carinhosamente:

- Aquele que eu mais alimentei.


Essa história, aparentemente pueril, nos ensino que vivemos em um mundo repleto de ambiguidades. 

1 - De um lado, o ódio, rancor, tristeza, depressão, solidão, inveja, falsidade, traição;
2 - De outro, felicidade, alegria, amor, carinho, solidariedade, compaixão, humildade, simplicidade, paz.

Pense: Qual linha você prefere? 1 ou 2? Creio que todos preferimos a linha 2. Ninguém quer ou gosta de sentir ódio, rancor, tristeza, depressão, solidão, etc. Igualmente, ninguém gosta de ser vítima de outrem movido por esses sentimentos. Devemos evitar esses sentimentos, nos educando emocionalmente, ou buscando ajuda quando somos vítimas. É o que diz a moral da história: alimentemos o lobo equilibrado, e viveremos cercados de pessoas mais equilibradas, que trarão menos desequilíbrio ao mundo e à todos. Pode parecer infantilidade, mas acredito em um mundo melhor.

SORRIA !


Nenhum comentário: