28.4.11

Argentinos comem mais carne e vivem mais?


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal é comer apenas 300 gramas de carne vermelha por semana, ou seja, apenas 'dois ou três bifes' semanais. Esse índice pode evitar doenças e suprir o organismo.

Um estudo publicado no Jama (revista da Associação Médica Americana) mostra que o consumo de carne vermelha e carnes processadas provocam um maior número de mortes por câncer e problemas cardiovasculares.

Fábio Medeiros, médico veterinário do Programa Carne Angus Certificada, diz que somos um país comedor compulsivo de carne, cerca de 38 quilos por habitante ao ano. Pautados nesse cálculo, chegamos a um dado de 700g a 1 kg de consumo de carne vermelha por brasileiro/semana; um número bem acima da recomendação da OMS. Ainda assim, acho esse dado meio duvidoso. Alguns dos meus amigos carnívoros comem três bifes por dia, ou seja, uns 21 bifes por semana.

Churrasco

O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias também cancerígenas. "A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa", afirma Fábio Gomes, nutricionista do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Polêmica!

Os argentinos, maiores carnívoros do planeta, comem 68 quilos de carne vermelha por ano. E surpresa: a sua expectativa de vida é de 75,3 anos, contra 72,4 dos brasileiros. Os uruguaios, em 2º lugar no ranking dos carnívoros (40 quilos anuais), vivem ainda mais: 76,4 anos. Será que é sinal de que a carne vermelha não é necessariamente, inimiga da boa saúde?

hermanos saudáveis

Nenhum comentário: