18.4.11

Jiva Daya e ahimsa?


Você já ouviu falar do JAINISMO? É provável que não.

Com aprox. 10 a 12 milhões de seguidores, o Jainismo é a menor das grandes religiões do mundo. Como o budismo, o jainismo é uma releitura crítica de preceitos hindus antigos. Portanto, é predominante na Índia, onde sua Influência é muito maior do que sugerem os números.
Seu código ético é visto por muitos como algo bastante "radical" e, até mesmo, utópico. Na foto ao lado vemos jainistas típicos, como um "tapa-bocas" e uma "vassoura" nas mãos. O "tapa-bocas" é para não ingerir acidentalmente algum inseto e a vassoura para não pisarem acidentalmente em algum ser. Muitos, em um sinal de total desapego, vivem nus, apenas com os tapa-bocas e as vassourinhas.
Não vou entrar na questão histórica do Jainismo. Se quiser saber mais, dá uma olhada neste artigo, escrito por uma pessoa que mora na Índia > http://indiagestao.blogspot.com/2007/03/jainismo.html
O vegetarianismo é um estilo de vida para um jainista, tendo sua origem no conceito de Jiva Daya ('compaixão pelos seres vivos') e ahimsa (não-violência). A prática do vegetarianismo é vista como um instrumento para a prática da não-violência e convivência pacífica e cooperativa entre os seres.


Os jainistas são vegetarianos estritos (dieta vegan) que consomem apenas seres "sem sentidos" (sem sistema nervoso), especialmente do reino vegetal. Apesar de a dieta Jainista envolver a morte de alguns seres, como as plantas, isso é visto como uma forma de sobreviver causando o mínimo de violência e dor. A alimentação de frutas é bem vista pelos jainistas, pois envolve apenas a remoção de parte da planta e não a sua total destruição, como seria se eles comessem suas raízes ou brotos.

Não defendo aqui que nos tornemos jainistas, mas que admiremos sua postura. Em um período onde não respeitamos nem nossos pais, irmãos, vizinhos, é nobre buscar uma preocupação tão ampla e integral com a realidade. Talvez, o fato de considerarmos utópica a postura dos jainistas seja o fato de estarmos tão, mas tão, tão distante dela. 

Eu louvo a iniciativa dos Jainistas, apesar de dizer a todos que não terão o prazer de me observar andando como eles pelas ruas.

assim, só minha mulher! rs



Nenhum comentário: