24.4.11

Bacalhau na páscoa? peixes e crustáceos sentem dor !?

Já escrevi sobre a "questão da dor" nas plantas. Agora, me dedico a outro tema polêmico no debate entre vegetarianos: peixes!

É, logicamente, uma homenagem ao dia da páscoa também, onde milhares de bacalhaus adornam a mesa dos brasileiros, como pede a tradição cristã. A tal Páscoa, que deveria ser uma lembrança para todos sobre a "passagem" (páscoa) de uma vida desleixada para outra mais ética, cuidadosa, responsável, acaba sendo apenas mais um motivo para encher a pança de peixe, chocolate e vinho. Enfim, tornar-se mais ético é a última coisa que ocorre. Nos tornamos, sim, mais egoístas e alienados. Enfim....sem papo moralista.

 Voltando à questão central: peixes e crustáceos sentem dor?

Ainda é comum ouvirmos por aí, da boca de pessoas que são vegetarianas, especialmente daqueles por questões ético-compassivas (sofrimento dos animais), que comem peixes e frutos-do-mar porque estes não sentem dor, diferente de vacas, porcos e galinhas. A afirmação, ao que tudo indica, é furada.

A Wikipedia (em inglês) nos direciona para uma série de estudos que indicam que, SIM, é bastante provável que peixes, até crustáceos (o estudo foi com lagostas) SENTEM DOR. 

Portanto, se você come peixes com a desculpa que eles não sentem dor, perdeu playboy!




leitura recomendada

Um comentário:

Letícia disse...

As pessoas realmente esquecem o sentido da páscoa, e cada vez mais feriados commemorativos que nos levam a pessar se transformam em comércio.