24.5.11

Maslow: a Psicologia em direção à saúde

“O que chamamos de ‘normal’ em psicologia é na verdade a psicopatologia da média, tão pouco dramática e tão extensivamente comum que nós geralmente nem a percebemos.”

 — A. H. Maslow, Introdução à Psicologia do Ser



Biografia de Abraham Maslow

Por Alexandre Pedrassoli

Abraham Maslow
Abraham Maslow

“O que chamamos de ‘normal’ em psicologia é na verdade a psicopatologia da média, tão pouco dramática e tão extensivamente comum que nós geralmente nem a percebemos.” — A. H. Maslow, Introdução à Psicologia do Ser
“Não acredito que a ciência mecanicista (que na psicologia corresponde ao behaviorismo) esteja incorreta, mas apenas que seja estreita e limitada demais para que sirva como uma filosofia geral ou abrangente.” — A. H. Maslow, Psychology of Science: A Reconnaissance
“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.” — A. H. Maslow





Maslow foi um pensador supreendentemente original, pois a maioria dos psicólogos antes dele estavam mais preocupados com a doença e com a anormalidade. Maslow queria saber o que constituía a saúde mental positiva. A psicologia humanista, corrente impulsionada por ele, deu origem a diversas diferentes formas de psicoterapia, todas guiadas pela idéia de que as pessoas possuem todos os recursos internos necessários ao crescimento e à cura e o objetivo da terapia é remover os obstáculos para que o indivíduo consiga isso. A mais famosa dessas técnicas foi a terapia centrada na pessoa, desenvolvida por Carl Rogers. Maslow foi também um dos grandes impulsionadores domovimento transpessoal em psicologia.



Abraham Maslow nasceu no dia 1 de abril de 1908, no Brooklyn, NY. Foi o primeiro dos 7 filhos de seus pais, que eram judeus com pouca educação, imigrantes da Rússia. Seus pais, querendo o melhor para seus filhos, foram extremamente exigentes com Maslow em relação ao sucesso acadêmico. Sua infância parece ter sido muito infeliz, de acordo com seus próprios relatos:
Fui um garoto tremendamente infeliz… Minha família era miserável e minha mãe era uma criatura horrível… Cresci dentro de bibliotecas e sem amigos… Com a infância que tive, é de se surpreender que eu não tenha me tornado um psicótico. (Maslow apud Hoffman, 1999, p. 1)
Para satisfazer seus pais, ele primeiro estudou Direito no City College of New York (CCNY). Após 3 semestres, ele se transferiu para o Cornell, e depois retornou ao CCNY. Casou-se com Bertha Goodman em 1928, sua prima em primeiro grau, contra a vontade de seus pais. Abraham e Bertha tiveram duas filhas.
O casal mudou-se para Wisconsin para que ele pudesse cursar a Universidade de Wisconsin. Lá, ele se interessou pela psicologia, e seu desempenho escolar melhorou dramaticamente. Passava o tempo lá trabalhando com Harry Harlow, famoso por seus experimentos com bebês-macacos e comportamento de apego.
Maslow terminou sua graduação em 1930, seu mestrado em 1931 e seu doutorado em 1934, todos em psicologia, todos na Universidade de Wisconsin. Um ano após a graduação, ele retornou a NY para trabalhar com E. L. Thorndike na Universidade de Columbia, onde Maslow passou a interessar-se pelo estudo da sexualidade humana.
Começou a lecionar em tempo integral no Brooklyn College. Durante esse período de sua vida, entrou em contato com muitos intelectuais europeus que estavam migrando para os Estados Unidos, e para o Brooklyn em particular – pessoas como Adler, Fromm, Horney, bem como vários psicólogos freudianos e da Gestalt.
Maslow coordenou o curso de psicologia em Brandeis de 1951 a 1969. Lá conheceu Kurt Goldstein, que concebeu originalmente a idéia de auto-realização em seu famoso livro “O Organismo” (1934). Foi lá também que Maslow iniciou sua cruzada pela psicologia humanista – algo que se tornou muito mais importante para ele do que suas próprias teorias.
Maslow, junto com Anthony Sutich, foram os principais responsáveis pelo lançamento, nos Estados Unidos, da Revista de Psicologia Humanista em 1961, e pela fundação daAssociation for Humanistic Psychology, em 1962.
Já no fim de sua vida, Maslow incentiva Anthony Sutich a criar a Revista de Psicologia Transpessoal, em 1969. Maslow também incentivou, mas não chegou a ver a fundação da Associação de Psicologia Transpessoal (Association for Transpersonal Psychology), que só ocorreria em 1972.
Ele passou os anos finais de sua vida em semi-reclusão na Califórnia até 8 de junho de 1970, quando morreu de ataque cardíaco após anos de problemas de saúde.
Para saber mais sobre a teoria de Abraham Maslow, leia:

Principais influenciadores

Alfred Adler (1970-1937), médico e psicólogo austríaco
Erich Fromm (1900-1980), psicanalista alemão
Harry Harlow (1905-1981), psicólogo americano
Kurt Goldstein (1878-1965), psiquiatra alemão
Max Wertheimer (1880-1943), psicólogo tcheco
Ruth Benedict (1887-1948), antropóloga americana

Linha do Tempo

1908No dia 1 de abril, nasce Abraham Harold Maslow, no Brooklyn, Nova Iorque (EUA).
1928Casa-se, contra a vontade de seus pais, com Bertha Goodman, sua prima em primeiro grau
1930Forma-se em Psicologia, pela Universidade de Wisconsin
1931Termina seu mestrado em Psicologia, na Universidade de Wisconsin
1934Termina seu doutorado em Psicologia, também pela Universidade de Wisconsin
1937-1951Leciona no Brooklyn College, em Nova Iorque.
1943Publica o artigo “A Theory of Motivation” (Uma teoria sobre a motivação), que acabaria se tornando famoso por introduzir a primeira noção da Hierarquia de Necessidades.
1951Torna-se chefe do departamento de Psicologia da Universidade de Brandeis.
1954Publica o livro “Motivação e Personalidade” (Motivation and Personality)
1961Maslow ajuda Anthony Sutich a criar a Revista de Psicologia Humanista.
1962Escreve o livro “Introdução à Psicologia do Ser” (Towards a Psychology of Being)
1962Maslow ajuda Anthony Sutich a fundar a Associação de Psicologia Humanista (Association for Humanistic Psychology).
1968Maslow é eleito presidente da Associação de Psicologia Americana.
1970Em 8 de junho, Maslow morre, aos 62 anos, de ataque cardíaco.

Livros de Abraham Maslow
(o ano indicado refere-se à primeira edição da obra)

Motivation and Personality. Harper Row, 1954.
Toward a Psychology of Being. (Introdução à Psicologia do Ser). Van Nostrand, 1962.
Religions, Values and Peak-experiences. Ohio State University, 1964.
The Psychology of Science: A Reconnaissance. Harper Row, 1966.
The Farther Reaches of Human Nature. Viking Press, 1971.
Future Visions: The Unpublished Papers of Abraham Maslow. Sage Publications, 1996.
Maslow on Management. (Maslow no Gerenciamento). Wiley, 1998.
The Maslow Business Reader. (O Diário de Negócios de Maslow). Wiley, 2000.

Links Externos

Associação de Psicologia Humanista (Association for Humanistic Psychology)
Revista de Psicologia Humanista (Journal of Humanistic Psychology)
Associação de Psicologia Transpessoal (Association for Transpersonal Psychology)
Revista de Psicologia Transpessoal (Journal of Transpersonal Psychology)

Referências Bibliográficas

A SCIENCE ODISSEY: Peoples and Discoveries: Abraham Maslow. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2008.
BOEREE, C. G. Abraham Maslow. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2008.
BUTLER-BOWDON, Tom. 50 Psychology Classics: Who We Are, How We Think, What We Do; Insight and Inspiration from 50 Key Books. London: Nicholas Brealey Publishing, 2007.
HOFFMAN, Edward. The right to be a human: a biography of Abraham Maslow. McGraw-Hill, 1999.
HUITT, William G. Maslow’s Hierarchy of Needs. Educational Psychology Interactive, Valdosta State University, Valdosta, GA, 2004. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2008.
MASLOW, A. H. Introdução à Psicologia do Ser. 2.ed. Rio de Janeiro: Eldorado, s/d.

Nenhum comentário: