7.6.11

Psicologia, psiquiatria e estados alterados de consciência: obra de referência

contribuição do post - Prof. Phd. Alexander Moreira-Almeida - UFJF
retirado do blog do Prof. Phd. Carlos Alvarado 



Continuo minha jornada de demonstração sobre a possbilidade em estudar Psicologia e fenômenos religiosos/espirituais com rigor científico e alto nível. Os chamados "estados alterados de consciência" são parte fundamental de diversas tradições religiosas, especialmente a mística. 

No Brasil essa área é muito tosca, sem desenvolvimentos significativos, e parapsicologia é sinônimo de Pe. Quevedo no FANTÁSTICO, da Rede "Grobo". FALA SÉRIO! Ou seja, o estudo entre psicologia x religião x espiritualidade, no Brasil, é um piada (com raras exceções). Cito algumas exceções: o NUPES da UFJF, o laboratório de psicologia anomalística da USP, os grupos dos professores Mahfoud e Massimi da UFMG, alguma coisa da PUC-SP e o pessoal das antigas da USP (Geraldo José de Paiva, etc). Creio que os dois primeiros que citei são mais promissores, pois são mais interdisciplinares e mais antenados com a contemporaneidade.
Se quer estudar as relações entre Psicologia x subjetividade x religião x espiritualidade x fenômenos anômalos comece com essa turma, e não com o "terapeuta holístico" da tua cidade. PSICOLOGIA é ciência, e deve ser levada à cabo desta forma, e não como um mistureba tola de crendices, esoterismos, new-age e pseudociência.

Fiz uma tradução ligeira do texto do prof. Alvarado, onde é apresentada a obra abaixo. A tradução, sendo ligeira, é passível de todos os erros e omissões. Ainda assim, vale uma lida. Vamos fazer da nossa área um campo respeito pela ciência.


Livro de Referência sobre estados alterados de consciência

Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Atlantic University


Muitos acadêmicos de psicologia e parapsicologia despertaram interesse pelo estudo dos chamados "estados alterados de consciência (EACs)" através de livros como a antologia de Charles T. Tart -"Altered States of Consciousness (1969)". Trabalhos posteriores - como "Altered States of Consciousness and Psi (1981), "Handbook of States of Consciousness" (1986) e "Baruss 'Alterations of Consciousness (2003)" - nos presentearam com uma vasta gama de informações sobre o assunto, ampliando a qualidade da discussão. Agora temos a sorte de ter uma nova e abrangente obra de referência sobre o tema, elaborada por Etzel Cardeña e Michael Winkelman.


Publicado recentemente, a obra de dois volumes "Altering Consciousness: Multidisciplinary Perspectives (Santa Barbara, CA: Praeger)", é sem dúvida a melhor referência disponível hoje sobre os EACs. O primeiro volume tem como subtítulo "História, Cultura e Humanidades". Depois de dois textos introdutórios dos editores, o volume um apresenta 14 artigos organizados em três seções sobre perspectivas históricas, culturais e pontos de vista das ciências humanas. No segundo volume, são exploradas perspectivas biológicas e psicológicas em 16 diferentes ensaios. Além de capítulos escritos pelos editores, temos mais de 40 autores renomados, entre eles Mario Beauregard, Anton Geels, AndrzejKokoszka, David Lucas, David Lukoff, David Presti, JonathanShear, Moshe Sluhovsky, Yulia Ustinova, e Jennifer M. Windt .

Como pode ser visto na lista de capítulos abaixo os trabalhos da coleção abrangem aspectos tão variados que vão desde a história, a filosofia, o método e a prática clínica. Entre muitos temas, há discussões sobre drogas, orientalismos, literatura, arte moderna, neuroquímica, religião, xamanismo, sono e sonhos, possessão, neuropatologia, fenômenos psi e psicopatologia geral.

O primeiro volume abre com um prefácio de Charles T. Tart, onde o autor discute aspectos de sua carreira estudando os EACs. O segundo volume tem prefácio de Kenneth S. Pope e trata da dificuldade em debater o tema no meio acadêmico. No prefácio, ele questiona a maneira como definimos um estado normal de consciência, e como isso é determinado por nossas opiniões e preconceitos culturais.

O ensaio de Cardeña, "alteração de consciência: definindo o campo", que aparece no primeiro volume, é uma boa panorâmica das questões referentes ao tema. Dentre elas, ele discute temas como definições, classificações, as mudanças que a experiência acarretam ao indivíduo, diferenças individuais, bem como motivos para estudar o assunto. Seguindo os pioneiros, Cardeña alerta sobre uma questão ainda muito polêmica neste campo, isto é, a confusão que alguns fazem entre a realidade dos estados alterados de consciência e os procedimentos que induzem a tais estados. Em outras palavras, indução hipnótica, práticas de meditação ou campos ganzfeld não garantem que mudanças de consciência serão realmente experimentadas. Ainda assim, é essencial medir tais mudanças, independentemente dos meios utilizados para induzi-las.

De acordo com Cardeña para compreendermos de maneira ampla a história da humanidade temos de considerar a existência dos variados tipos de experiências envolvendo as "alterações da consciência". Nesse processo, precisamos incluir "as perspectivas do artista e do experimentador, tanto quanto a do cientista para obter uma compreensão completa" (p. 12). Mas é também evidente que esta área precisa de muito mais trabalho de investigação, se quer fazer avanços significativos.

Pessoalmente, eu fiquei feliz de ter colaborado com Cardeña no quinto capítulo do volume 1, "Consciência alterada: do Iluminismo até meados do século 20." Fiquei entusiasmado de poder contribuir com a discussão de casos e idéias retirados da literatura sobre mesmerismo, espiritualismo e a pesquisa psíquica sobre experiências dissociativas e parapsicológicas.

Além da alta qualidade dos capítulos, da presença de múltiplas perspectivas e da riqueza de informações dessa obra de referência, o livro tem outros aspectos importantes. Um deles é o alcance internacional dos autores, algo que ajuda o livro na apresentação de diferentes pontos de vista. Alguns dos colaboradores têm afiliação institucional em países como Austrália, Bélgica, Canadá, Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Holanda, Irlanda, Israel, Polônia, Suécia, Suíça e Reino Unido e Estados Unidos. Além disso, semelhante ao "Alterações da Consciência de Baruss (2003)", os temas parapsicológicos não são ignorados. Isto é evidente no capítulo acima mencionado que eu escrevi com Cardeña, no capítulo de David Lukoff, "Espiritualidade e Transtornos Mentais " (vol. 2), e particularmente em David Lucas, no capítulo" Fenômenos Anômalos, Psi e alterações da consciência" (vol. 2) .

Para encomendar o livro:
http: / /www.bookdepository.com/ALtering-Consciousness-Etzel-Cardena/9780313383083).

Table of Contents

Altering Consciousness: Multidisciplinary Perspectives
Volume 1. History, Culture, and the Humanities

Preface: Extending our knowledge of consciousness

Charles T. Tart
Altering consciousness: Setting up the stage

Etzel Cardeña
A paradigm for understanding altered consciousness: The integrative mode of consciousness

Michael Winkelman
Historical perspectives

Consciousness alteration practices in the West from Prehistory to late Antiquity
Yulia Ustinova

Spirit possession and other alterations of consciousness in the Christian Western tradition
Moshe Sluhovsky

Altered consciousness from the Age of Enlightenment through mid 20th century
Etzel Cardeña and Carlos S. Alvarado

Reconceptualizing the field of altered consciousness: A 50-year retrospective
Julie Beischel, Adam J. Rock, and Stanley Krippner

Cultural perspectives

Eastern approaches to altered states of consciousness
Jonathan Shear

Shamanism and the alteration of consciousness
Michael Winkelman

Altered consciousness in society
Charles Whitehead

Spiritual technologies and altering consciousness in contemporary counterculture
Graham St. John

The humanities

Altered consciousness in philosophy
Jennifer M. Windt

Altered consciousness in religion
Antoon Geels

Colored inklings: Altered states of consciousness and literature
Wendy Cousins

Altered consciousness in performance: West and the East
Phillip B. Zarrilli

Altered consciousness and modern art
Mark Levy

Time is the key: Music and altered states of consciousness
Jörg Fachner


Volume 2. Biological and Psychological Perspectives

Preface

Kenneth S. Pope
Introducing volume 2

Etzel Cardeña
Biological perspectives

Sleep, dreams, and other biological cycles as altered states of consciousness
Andrzej Kokoszka and Benjamin Wallace

Neurochemistry and altered consciousness
David E. Presti

Dopamine, altered consciousness, and distant space with special reference to shamanic ecstasy
Fred Previc

Transcendent experiences and brain mechanisms
Mario Beauregard

Altering consciousness through sexual activity
Michael Maliszewski, Barbara Vaughan, Stanley Krippner, Gregory Holler, and Cheryl Fracasso

DMT and human consciousness
Zevic Mishor, Dennis J. McKenna, and J. C. Callaway

LSD and the serotonin system’s effects on human consciousness
David E. Nichols and Benjamin R. Chemel

Peyote and meaning
Stacy B. Schaefer

Addiction and the dynamics of altered states of consciousness
Andrea E. Blätter, Jörg C. Fachner, and Michael Winkelman

Psychological perspectives

Altered consciousness and human development
Pehr Granqvist, Sophie Reijman, and Etzel Cardeña

Altered states of bodily consciousness
Sebastian Dieguez and Olaf Blanke

Altered consciousness and neuropathology
Quentin Noirhomme and Steven Laureys

Altered consciousness in emotion and psychopathology
Etzel Cardeña

Visionary spirituality and mental disorders
David Lukoff

Altered states of consciousness as paradoxically healing: An embodied social neuroscience perspective
Aaron L. Mishara and Michael A. Schwartz

Anomalous phenomena, psi, and altered consciousness
David Luke

Nenhum comentário: