14.7.15

Mindfulness é a nova Tapioca?

LET´S EAT TAPIOCA !!!
A nova moda entre meus amigos é comer Tapioca. Quem diria que o primeiro "pão" brasileiro criado pelos índios,  se tornaria o novo hype do momento? Alguns destes meus amigos são veganos que, naturalmente, incluíram a Tapioca como alimento saudável e culturalmente responsável. Valorização das raízes. 

"Against the american culture - down to coke, Starbucks, KFC and other Uncle Sam poisons! So, let´s eat Tapioca!"

Outros amigos que incluíram a especiaria no cardápio apenas estão comendo porque - oras - todo mundo está. Afinal, é saudável, não? Ah! E não tem glúten. Não ter glúten também é moda. Não comer transgênico, gordura saturada. Também é moda ter intolerância a Lactose. Então, please, gluten free e, de preferência, sem leite. Soja? Cuidado para não ser "da transgênica". Bom mesmo é comer Tapioca. Tá todo mundo comendo. Tem doce e tem salgado. A freguesia vai chegando.

Descobri, dia desses, nesses insights malucos que acontecem quando estamos ao volante, que Mindfulness é a nova Tapioca. Isso!!!! O pessoal tá experimentando porque entrou na moda, os outros estão consumindo e disseram que "é saudável". Apareceu na GLOBO - disse outro. MAIS DE UMA VEZ - opinou um terceiro. O tal Mindfulness (como fala isso mesmo?) é uma coisa onde você fica "meditando", buscando paz interior e parando de pensar nos problemas. É isso? NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Nada disso. Mas é essa a Tapioca-Mindfulness que está sendo oferecida por aí. Tapioca fajuta essa. Isso é pão integral, viu? Não é Tapioca, não.

Agora que o "Mercado de Mindfulness" se abriu tá todo mundo vendendo essa "Tapioca". E, vou te dizer, essa "Tapioca-Mindfulness" que estão vendendo por aí - essa que "relaxa", que trás "paz", que faz você "não pensar mais nos problemas" ou simplesmente te leva para o meio do mato para que você tenha um dia de "spa" - pode causar indigestão. A "Tapioca-Mindfulness", novo sucesso de mercado, está recheada de promessas "gluten-free", mas pode te entregar uma diarréia. Tapioca-Mindfulness é o novo viagra do bem-estar. Quem não quer vender algo assim? Tá cheio de gente pra ser enganada comprar. Esqueça a HerbaLife, venha para a Tapioca-Mindfulness. 

Esqueça o PNL ou o Super-Mega-Master-Coaching. Esqueça aquela formação em DeRose-Yoga ou Master-Reiki.  Ganhe $$$$$ com a "Tapioca-Mindfulness". As dicas são simples. Fiz um roteiro para ajudar. São os 16 passos para se tornar um vendedor bem-sucedido de "Tapioca-Mindfulness".


1 - Compre livros de Mindfulness (já tem um bom a venda no Brasil. Em breve escrevo um. É verdade).

2 - Se não quiser gastar dinheiro, leia sobre Mindfulness na Wikipedia ou qualquer outro site (lê lá na iniciativa, tchê - www.iniciativamindfulness.com.br).

3 - Decore os exercícios que você aprendeu nos sites ou no youtube (você pode treinar na frente do espelho).

4 - Assista a todos episódios do CAFÉ COM MINDFULNESS (https://www.youtube.com/watch?v=a7-GEalZj8U)

5 - Ajuda fazer dieta e ser bonito (em tudo!)

6 - Procure um Workshop de Mindfulness mais próximo de você, de preferência, com um professor que tenha algum renome (se quiser, me manda um email).

7 - Se inscreva no Workshop.

8 - Apareça no dia do workshop e seja um bom aluno. Demonstre interesse.

9 - Aprenda as técnicas detalhadamente e - se possível - fotografe os slides.

10 - Se possível, após o workshop, frequente um grupo de Mindfulness (com um professor bom, porque depois isso vai te ajudar a enriquecer. Você poderá dizer: "sabe, meu professor estudou em Oxford". Isso é um bom marketing). 

11 - Aprenda tudo que é feito a cada sessão do grupo e seja participativo (e não se esqueça de pegar as apostilas e os áudios)

12 - Decore - novamente - os exercícios, especialmente os mais "hypes", como uva-passa e o espaço-de-três-minutos-de-respiração (pratique na frente do espelho).

13 - Decore palavras como "meta-análises", "ensaios clínicos randomizados", "ressonância magnética funcional" e "mind wandering" (de preferência saiba falar todas em inglês - fica mais chique).

14 - Com os "diplomas" na mão, crie uma propaganda bonita no powerpoint.

15 - Lance no facebook e outras redes sociais

16 - Enriqueça (ou não, rs).

Mindfulness PARA TODOS !
Assim, mesmo que você não seja necessariamente um profissional de saúde mental (que estudou quase 5 anos para entender um pouco melhor sobre o funcionamento da mente), pode sair por aí fazendo a alegria das pessoas vendendo sua "Tapioca-Mindfulness". Tem advogado, empresário, professor de educação física, vendedor, monge, todo mundo.

Conheço um pescador, na Inglaterra, que virou professor. Esse aí é professor de Mindfulness mesmo, e não de Tapioca-Mindfulness. Não é rico, nem famoso, mas excelente professor. Aliás, dos ricos e bons só conheço o Kabat-Zinn e o Mark Williams mesmo. O Chris Cullen tava passando aperto lá na Inglaterra, da última vez que o vi. E é excelente professor. Mas não sabe nada de Tapioca (imaginei ele agora falando Ta-pi-ou-ca com sotaque inglês).

Tem uma dica fatal para ganhar dinheiro e status com a Tapioca-Mindfulness: cursos de formação!!! Existem agora no Brasil (em breve abrirei o meu) e também online (caso não queira viajar até o País de Gales). Alguns você pode fazer em 4 dias ou menos. Formação-express. Ou seja, você pode ter um diploma de professor!!! Isso mesmo. Pode conseguir online ou por aqui mesmo.


Virei professor de Tapioca-Mindfulness
Quer ficar ainda mais feliz? A profissão de "professor de Mindfulness" não tem regulamentação. Isso mesmo! Então, se você já é master-trainer-header-ultra-integral-coaching (outra profissão sem regulamentação) pode agora somar ao seu super-currículo um título de "professor de Mindfulness". 

A formação é um processo um pouco mais longo, tudo bem, mas vale a pena para mostrar o diploma no seu site profissional. A formação também não é tão barata quanto os workshops. Hummm...tem um outro risco com "formações", sabe qual? Bons professores podem te orientar corretamente, dizer para você esperar para ter maturidade com a prática antes de começar a ensinar. Veja, eles estão fazendo você perder tempo e dinheiro. Assim, você não conseguirá vender a "Tapioca-Mindfulness". Lembre-se: é na Tapioca que está o dinheiro!!!!

Mas se, obviamente, você achar esse processo de formação longo, custoso e enfadonho - e ainda correr o risco de sair um "real professor", e não um super vendedor de "Tapioca-Mindfulness", saiba que o roteiro dos 16 passos pode ser concluído facilmente em menos de 6 meses. É batata. Segue meu roteiro que é o caminho mais curto para começar a danificar a vida emocional das pessoas para enriquecer. Há alguns espertos que começam a oferecer cursos e workshops antes mesmo do passo 3, já que há bons livros por aí. É uma boa, não?

Aproveite. Logo a Tapioca sai de moda. Ou então vai ter tanto vendedor que vamos ter que inventar um novo quitute. 




PS: Se você entendeu o teor deste texto, saiba que há opções responsáveis de aprendizado de Mindfulness. A recém lançada REDE BRASILEIRA DE MINDFULNESS (www.redemindfulness.com) disponibiliza um manual de boas práticas, adaptado do modelo original do Reino Unido. Ainda assim, não há garantia de que voce não irá se deparar com vendedores de Tapioca. Tenha discernimento. Fica a dica!

Nenhum comentário: