5.3.16

Lula foi achado num cano de esgoto?

O que Lula e Muammar Gaddafi, aquele ditador sírio, têm em comum?


Em 2011, após o início do episódio conhecido como Primavera Árabe, a Líbia entrou em uma terrível guerra civil. O então líder do país, Muammar Gaddafi, depois uma série de levantes populares, em uma reação violenta, tornou-se um criminoso implacável. Gaddafi massacrou a população e o povo se levantou militarmente contra o governo. Não conseguindo resistir, Gaddafi começou uma peregrinação de fuga até ficar acuado em uma tubulação de esgoto com alguns guarda-costas. Ficou por lá durante algum tempo até que a população em fúria o encontrou. Seu fim? Foi brutalmente assassinado, inclusive sodomizado. Tem vídeos no YouTube que mostram os lamentáveis minutos finais da vida de Gaddafi. Não recomendo assisti-los.

Ontem assistimos em nosso país - Terra Brasilis - outro líder político ser achado em seu próprio cano. Mesmo? Não! O ex-presidente Luís Inácio da Silva, aquele mesmo, ex-operário, estava dentro de sua própria casa, e não fugia do povo. Ele também não havia cometido nenhum crime contra a humanidade, apesar de estar sendo investigado por algumas (supostas) irregularidades. Que seja investigado. Se provado algum crime que seja julgado. Se condenado, que cumpra a pena expedida. É assim que funciona a civilização, isso quando ela ainda "existe". No caso de uma guerra civil armada a civilização, em sua estrutura ordenada, já ruiu.  

Ocorre que, neste episódio, lembrei-me de Muammar Gaddafi e seu cano. Acuado naquela tubulação não teve outra opção a não ser "depor" para seu povo. Depôs com sangue e sua própria vida. No caso de Gaddafi as leis civilizatórias haviam se esgotado restando a brutalidade como única opção. Sinto que no caso do ex-presidente Lula a brutalidade também se impôs frente ao ato civilizatório. É certo que Lula não foi sodomizado nem esfaqueado (fisicamente), mas moralmente levou a porrada. Veja sua reação, emocionada, ao episódio neste link. Lembre-se: não sou defensor do Lula, nem do Gadaffi, mas sim do bom-senso. Saiba que nós, brasileiros, entramos sim em uma guerra civil, até o momento, ideológica. Fui falar sobre isso no meu facebook e minha família e amigos queriam me "tirar do cano para me desovar". E olha que eles me amam (amo eles tb!). Vamos ver o que vai acontecer dia 13 de março quando manifestações dos dois lados estão marcadas (pró-Lula e anti-Lula). É bem possível que o pau quebre feio, parecido com a guerra de Gadaffi. Tomara que não aconteça mas será que entraremos numa guerra armada? Creio que não, é exagero pensar isso, mas a pancadaria já começou.
manifestantes se enfrentam em frente ao Aeroporto de Congonhas, onde Lula depunha para a PF.
O ex-presidente Lula foi acordado pela Polícia Federal, em sua casa, pouco antes das 07:00 da manhã, no dia 03 de março de 2016. Foi retirado através de uma ação coercitiva, expedida por Sérgio Moro, juiz federal. 

Segundo a Carta Maior: "a medida foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, sob a justificativa de que serviria para proteger o próprio Lula, já que, em depoimentos anteriores, ocorreram tumultos provocados por militantes, como o de 17/2, no Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo. O mais curioso é o fato de que o Ministério Público sequer solicitou autorização para tal. Foi uma iniciativa espontânea do juiz mais midiático da história da República."

O Juiz do STF Marco Aurélio Mello
Marco Aurélio Mello, juiz do STF, reagiu assim: "condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado". Sim, assim como Gaddafi, Lula foi arrancado de dentro do cano, à força. Acontece que ele não estava escondido em um cano, e nem cometido crimes contra a humanidade. Mas a semelhança da reação salta aos olhos. Se Lula cometeu algum crime, que seja investigado, mas de maneira honesta, e não tal tivesse cometido crimes contra a humanidade - assassinatos em massa. Cometeu corrupção? Que seja investigado, mas não de dentro do cano de esgoto. Não é necessário. Aliás, é anti-democrático. 

O ex-presidente da OAB-RJ chegou a sugerir que a ação da Polícia Federal chegou perto de um "sequestro". Mas a população brasileira, ahhhhhh o povo brasileiro....o que fez? GOZOU!!!! Todo mundo ligado na sucursal da GLOBO em suas respectivas cidades! Acorda! Acorda! Prenderam o Lula! Prenderam o Lula! É GOOLLL! GOLL! Olha bem, de repente foi gol da Alemanha. Olha com atenção. Seja esperto.

Ola, marcaram até "panelaço", curiosamente agendado para acontecer junto com o JORNAL NACIONAL, da Rede Globo de Televisão. No entanto, a própria Globo está sendo acusada de ligações ilícitas com a justiça, pois a informação do "sequestro" da ação coercitiva da Polícia Federal chegou à edição da Revista Época (da Globo) antes mesmo da ação policial. Às duas da manhã do dia anterior o pessoal da GLOBO já sabia o que ia rolar. Opa!!! Tem cabelo nesse mingau!



Então, será que a população anda tão mal informada assim? Tão entregue a alienção da mídia? Por quê? Vejo amigos e parentes, doutores e pós-doutores, reverberando esse gozo coletivo sem o que parece ser o mínimo de crítica. Você pode ser contra o Lula, não tem problemas, mas não repita - como papagaio de pirata - o que você escuta no Jornal Nacional ou na Globo News como se estes fossem os bastiões da verdade. 

Fato é que a "prisão" de Lula me fez trazer à memória aquele ditador árabe acuado em um cano de esgoto e sodomizado até a morte. Ele merecia isso? Creio que não. Ninguém merece ser espancado até a morte. Mas a "Lei dos Homens", como dizem, não segue nenhuma regra de civilidade e bom senso. Ela foge aos escrúpulos de quaisquer lógicas democráticas. No entanto, no caso de alguém espancado e sodomizado isso parece óbvio. O problema é quando, sob o manto de justiça e bom senso, perpetuamos o mesmo. Não é preciso ver sangue para saber que algo errado está acontecendo. Alías, é muito pior, pois não é óbvio. É mais baixo, até. Infelizmente, só resta uma coisa a dizer: enquanto batemos panelas durante o Jornal Nacional o espírito democrático - esse sim - se esconde dentro do esgoto.  

Nenhum comentário: