5.5.11

Bicicleta elétrica? Cyomo, YikeBike, Felisa, etc


Um dos objetivos do blog é contribuir para a divulgação de idéias ecologicamente responsáveis. Tenho lido um bocado sobre bicicletas elétricas. 

O designer Raymond Bessemer apresentou a sua mais nova invenção, que já foi titularizada como uma das maiores criações em bicicletas eletrônicas ecologicamenO designer Raymond Bessemer apresentou a sua mais nova invenção, que já foi titularizada como uma das maiores criações em bicicletas eletrônicas ecologicamente correta. A Cyomo Eletric Bike tem um sistema simples, que ninguém ainda tinha elaborado da forma que Bessemer projetou: uma bicicleta movida a energia solar.te correta. A Cyomo Eletric Bike tem um sistema simples, que ninguém ainda tinha elaborado da forma que Bessemer projetou: uma bicicleta movida a energia solar.

Toda construção da bicicleta foi pensada da forma correta, que vão desde peças recicláveis, como o selim termoplástico até seus painéis solares, que ficam instalados estrategicamente para receber os raios do nosso saudoso sol.



Estes painéis ficam sobre o top tube (tubo superior), que para facilitar o posicionamento do ciclista, podem dobrar na vertical para facilitar a montada na bicicleta. Uma vez parada, os painéis ficam na horizontal para receber um bronzeado. Toda alimentação da energia é voltada para uma bateria de lithium-ion, que faz ligação no cubo traseiro, gerando assim, o motor.

YIKE BIKE !!!!

Divulgação


A YikeBike é uma mistura de bicicleta e motoneta, criada pelo neozelandês Grant Ryan.

Você pode reparar que o design é pra lá de exótico, com o guidão na parte de trás. O controle é feito nas laterais e a bicicleta é movida à bateria. É feita de fibra de carbono e o mais incrível é que pesa menos de 10 quilos e você pode dobrá-la em apenas 15 segundos e guardá-la dentro de uma bolsa! Ou seja, nem precisa deixar na rua. É só carregar pra onde quiser.

O veículo possui um motor de 1.2 kW, podendo chegar a uma velocidade de 20 km/h. A bateria embutida permite aos usuários viajarem por 8 km antes de uma recarga. Mas a carga não demora nada: em 30 minutinhos a bateria está completa. E ainda possui recursos interessantes, como sistema eletrônico de frenagem antiderrapante, limitador de velocidade, e ainda luzes indicadoras.

Olha, tudo bem que muitos gostam de bicicleta justamente para pedalar e perder calorias se exercitando, mas a YikeBike é um ótimo meio de chegar ao trabalho, por exemplo, sem pegar trânsito e todo suado. E como não polui o meio ambiente, pode ser uma boa solução para os centros urbanos. Mas, ao menos por enquanto, o brinquedinho não sai barato, algo em torno de US$ 3,6 mil (equivalente a R$ 6,1 mil). Confira no vídeo a praticidade da YikeBike. É incrível!


No Brasil, temos a FELISA, comercializada pela PORTO SEGURO

 

Fora isso, tem um monte de vídeo no YOUTUBE. Desde lançamentos, até projetos caseiros!

Nenhum comentário: