14.6.11

conhecendo o hinduísmo através da canção e do "gurudev"



My Gurudev
I offer these flowers of my faith at your feet
Whatever I have, you have given to me,
and I dedicate it all to you.

I have no love,
nor do I truly know you.
I don't even have the strength
to worship you,
But this mind of mine, this body of mine,
my every atom is dedicated to you.

You are the only one in my heart
and in my thoughts.
You are the one who I call out to.
Now make me your instrumento
Everything I am is dedicated to you.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em nosso mundo ocidental "euro-americo-cristão" pouco sabemos sobre as religiões orientais. O Hinduísmo é uma das mais antigas religiões do mundo, riquíssima em diversos aspectos sócio-culturais. Além do mais, tendo o sânscrito como língua oficial, pode ser objeto de curiosidade para qualquer filologista e historiador.

Antes de entrarmos no assunto, propriamente, devemos dizer que "hindu" e "indiano" são coisas diferentes. O "hindu" é alguém que pratica ou se sente pertencente à religião do hinduísmo, e o "indiano" é alguém que nasceu na Índia. Assim, um indiano não necessariamente é hindu. Há indianos muçulmanos, budistas e cristãos, ainda que minoria.

Ok! Tendo isto em mente, vamos em frente! O termo utilizado na canção acima - "Gurudev" - é amplamente falado pelos hindus para indicar um "guru", "professor", "pessoa plenamente realizada". Um "Gurudev" é uma espécie de "sábio" que renunciou à vida ordinária, o que inclui família, profissão e posses. Os "Gurudevs" vivem para o outro, em um vida de peregrinação e lições gratuitas.

Assim, "Gurudev" é um termo altamente respeitoso, que confere status de "santo" para quem o recebe. Para os hindus, se depositamos nossa fé e esperança no "guru", especialmente em momentos difíceis de nossa vida, podemos receber ajuda. Traçando um paralelo com o cristianismo, seria como pedirmos ajuda a um santo - santo antonio, são francisco, santa clara, etc, etc.

Nenhum comentário: