2.6.11

O Clitóris Ameaçado? Psicologia evolutiva e sexualidade



Denominei meu post anterior de "naturalização da homossexualidade", e vale a pena dar uma olhada. O texto é da Vange Leonel (aquela mesma da música "noite preta", lembra?)  e tenta mostrar que o lesbianismo entre macacas bonobos é algo muito natural e apreciado. Essa discussão me levou a pensar na supostas vantagens evolutivas deste tipo de relação. Todo aquele que se interessa por psicologia evolutiva precisa dar uma lida nessa nova especulação (divertida) da Srta. "noite preta", que posto logo abaixo. (o texto não deixa de ser uma Ode ao lesbianismo, rsrs).


O Clitóris ameaçado - Por Vange Leonel - música, compositora e escritora - livros publicados: Lésbicas (1999 - Editora Velocípede); Grrrls - Garotas Iradas (2001 - Edições GLS); As Sereias da Rive Gauche (2002 - Editora Brasiliense); Balada para as Meninas Perdidas (2003 - Edições GLS)


nota da autora: esta minha teoria não tem nenhuma pretensão acadêmica apesar dos dados e informações apresentados serem todos extraídos de estudos científicos sérios, através de fontes primárias e secundárias. Trata-se mais de um pensamento inspirado lançado à rede para estimular as mentes críticas de nossas leitoras...

Mas por quê, afinal de contas nós mulheres possuímos um clitóris? A primeira explicação vem rápida e ligeira: ora, para nos dar prazer! Só que essa justificativa não é suficiente para os Darwinistas de plantão. Para esse tipo de estudioso há apenas duas explicações possíveis para qualquer característica física em um ser vivo: ou o traço em questão favorece o sucesso reprodutivo e competitivo daquela espécie ou então é mero resquício de algo que no passado teve alguma função evolutiva e hoje não tem mais.

Nesse caso, patas mais velozes, caninos mais afiados e um pênis que fique duro para melhor penetrar a vagina de uma fêmea são, todos, traços e características favorecidos pela seleção natural, pois incrementaram o sucesso de muitos mamíferos, só para citar um exemplo. Porém, quando se trata de discutir o clitóris, a comunidade científica se divide: há aqueles que acham que o clitóris pode ter sido favorecido pela seleção natural e há os que acham que esse nosso grande pequeno órgão é apenas um vestígio de algo que um dia foi útil.

É claro que todos concordam que o clitóris é fonte do prazer feminino. Mas é que, em termos puramente ultra-Darwinianos, a mulher não precisa, tecnicamente, ter orgasmo para passar seus genes adiante. Todo mundo sabe que uma mulher estuprada e violentada pode engravidar sem ter qualquer prazer na relação - o mesmo, não acontece com os homens. Nesse sentido, o prazer masculino tem uma explicação evolutiva clara enquanto o orgasmo feminino e o clitóris permanecem um enigma, sob o ponto de vista dos Darwinianos e da seleção natural.

As Macacas

Observando nossas parentes geneticamente mais próximas, as macacas Bonobo, vários cientistas tentam descobrir pistas sobre quem fomos e como éramos logo que surgimos como espécie. A primatologista Sarrah Blaffer-Hrdy sugeriu, numa nota de rodapé de seu livro "The Woman That Never Evolved", que os relacionamentos lésbicos entre as Bonobos poderiam ser uma maneira de reforçar os laços sociais femininos dentro de um grupo. Favorecidas pelos seus clitóris proeminentes as Bonobos, famosas por sua híper-sexualidade, têm uma facilidade enorme de travar contatos sexuais com suas parceiras. Nestes encontros as macacas estimulam os seus clitóris - que estão localizados na parte da frente do corpo, como em nós, humanas - preferindo a posição face-a-face nestas relações "lésbicas" (quando copulam com machos a posição de praxe é de quatro e de costas). Desta maneira, o clitóris teria um função primordial no contato de uma fêmea com outra (relação frontal e estímulo direto dos clitóris), sendo menos importante no contato de uma fêmea com um macho.



Assim, constatamos que o clitóris têm uma função clara quando se trata de sexo "lésbico" entre as primatas. Mas qual a vantagem reprodutiva que uma relação estéril entre macacas pode trazer? Ora, levando-se em conta que todas as Bonobos são basicamente bissexuais e, portanto, procriam, Blaffer-Hrdy chegou à conclusão que uma macaca, ao ampliar a sua rede de alianças com outras fêmeas (através do sexo lésbico), diminuía o risco de ter a sua prole ameaçada por ataques de outros indivíduos do grupo. Além de virem em sua defesa na ocasião de um ataque, essas fêmeas-namoradas não atacariam a prole de sua amiguinha, o que é muito vantajoso pois os macacos, em geral, costumam atacar os filhos daquelas que não são suas parentes próximas e com as quais não se relacionam afetiva/sexualmente. Desta maneira, o sexo lésbico (e o sexo promíscuo com outros machos) favoreceria o sucesso reprodutivo das macacas, incrementando as chances de sua prole crescer forte e saudável sem ameaças vindas do próprio grupo. Com a vantajosa alternância de sexo lésbico e heterossexual por parte das macacas - e agora a dedução é só minha - a seleção natural pode ter favorecido o clitóris das fêmeas.



Nós, demasiadamente humanas

Bem, se esta pode ser uma explicação cabível da função do clitóris para o sucesso evolutivo das fêmeas primatas, será que podemos inferir o mesmo para nós humanas? Um detalhe parece ser significativo quando nos comparamos com as macacas Bonobo: elas têm o clitóris muito maior. O que aconteceu então com os nossos clitóris desde que nos separamos evolutivamente do ramo das Bonobo? Será que nossos órgãos diminuíram com o tempo? Pode ser.

Talvez tudo tenha começado quando nós, hominídeos, lá na pré-história, deixamos de ser uma sociedade de caça e coleta, como os macacos, e passamos a dominar a agricultura. Deixamos de ser nômades e passamos a ter um pedaço de terra para plantar - e daí, para a instituição da propriedade privada, foi um passo! Com o advento da propriedade surge a monogamia, pois a propriedade têm que permanecer dentro dos domínios da família - adeus promiscuidade! Graças a enorme diferença de tamanho entre machos e fêmeas hominídeos (que favoreceu a dominação masculina pela força) a noção de propriedade se estende também às mulheres: os homens passam a possuir suas esposas e pais negociam propriedades por filhas.


Mas o que isso tem a ver com nossos clitóris diminutos? Simples: com a instituição da propriedade seguiu-se a alienação das fêmeas da espécie humana. O patriarcado enclausurou as mulheres e as separou do contato mútuo extra-familiar. Se é verdade que o clitóris evoluiu como uma maneira de reforçar alianças femininas através do sexo lésbico, a impossibilidade física de as mulheres realizarem tais encontros fez com que, darwinianamente falando, diminuísse a pressão seletiva sobre o clitóris da mulher. Desta maneira, depois de 8 mil anos de civilização patriarcal, nossos clitóris são bem menores que os de nossas irmãs Bonobos - e nossas alianças femininas, bem mais fracas!

O caso é que, mesmo que nosso clitóris não seja um resquício vestigial e que sua explicação evolutiva seja próxima da citada acima, a previsão catastrófica é que, com o tempo, nossos clitóris tendem a desaparecer. Por isso, só nos resta lançar um grito de alerta para as mulheres de todo o planeta: SALVEM O CLITÓRIS! FAÇAM MAIS SEXO LÉSBICO!

Leituras sugeridas:
The Woman That Never Evolved - Sarrah Blaffer-Hrdy - Harvard University Press
Mulher - Uma Geografia Íntima - Natalie Angier - Editora Rocco
Sexo na Cuca - Deborah Blum - Editora Beca

fonte: http://mixbrasil.uol.com.br/cio/bolacha-ilustrada/o-clitoris-ameacado.html

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS: o incentivo da Vange Leonel para que as mulheres façam mais sexo lésbico não seria a solução, penso eu, para a continuidade fisiológica do clitóris, já que muitos homens apreciam o clitóris de suas parceiras. Não é apenas no sexo lésbico que há estimulação do clitóris. Tudo bem que tem muito homem imbecil por aí que não pensa na parceira, de modo que espera que a mulher tenha prazer e orgasmo apenas com a penetração e outras carícias mais. Mas, fato é que, seja na masturbação ou através do parceiro, o clitóris continuaria se perpetuar na espécie. 

Acredito que a Vange Leonel quis dizer que o aumento do sexo lésbico poderia auxiliar em uma possível hipertrofia clitoriana - a loooooongo prazo, é claro (em termos evolutivos, milhares e milhares de anos!). Se isso acontecesse, além de mulheres com clitóris gigantes, teríamos, provavelmente uma sociedade matriarcal - uma grande ilha de lesbos. Deixaríamos de lado uma postura "chimpanzesca" (agressiva e competitiva) para uma "bonobesca" (busca de diálogo e cooperação). 

É isso!

Nenhum comentário: