23.11.11

Só Jesus salva? É o Bullying religioso

texto atualizado em 24/11/2011

SÓ JESUS SALVA ?

Do ponto de vista de uma ética universal, o cristianismo é  intolerante e egoísta per si. Por que? Leia a Bíblia!

Vivemos em um período onde os limites geográficos não mais impedem a comunicação entre os homens. Povos antes incomunicáveis (ou dificilmente comunicáveis), nos dias de hoje desfrutam de comunicação em "tempo real". Neste exato momento em que escrevo este texto posso estar me comunicando com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada através da internet. Nem preciso de um computador pra isso, basta um pequeno tablet ou celular.

Deste modo, diferentes culturas, com diferentes religiões, se comunicam livremente - a todo instante! Deste modo, novas regras de convivência emergem para dar conta deste "atravessamento" incessante de valores e posturas. Uma ética "exclusivista", circunscrita a determinados signos culturais, não é capaz de dar conta deste "mar de valores". Como é de praxe dizer no meio acadêmico, vivemos em uma situação "pluralista". Esse pluralismo exige de nós uma ética maior, que vá além de nosso umbigo....e, por que não...da nossa "religião". É possível?? Talvez, se você for cristão, não...a não ser que você ache que é cristão, mas seja alguma coisa parecida com isso. O cristão têm a bíblia como guia, regra de conduta.

Há um certo ar de que os cristãos são "abertos ao diálogo" mas, no fundo, se você não aceitar JESUS como o ÚNICO SALVADOR, de nada adiantar exercer sua liberdade ética e intelectual. É a lógica do Solo Christo e da Sola scriptura. NINGUÉM será salvo, a não ser que aceite o SENHOR JESUS CRISTO (que ninguém sabe, ao certo, se existiu) como o ÚNICO SALVADOR (salvador de que? Apocalipse? Outro mito paranóico, provavelmente).

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Em um texto na internet, um religioso diz: "O nosso respeito pelas religiões obriga-nos a ser claros e transparentes, sem sermos arrogantes e sobranceiros. A superioridade não é nossa, mas de Cristo." > ouvi bem o que ele disse: "Sem sermos arrogantes?". Por que cargas d´água Cristo é superior à Krishna, Buda, Mohammed, o Tao, etc? Por que está na Bíblia? Mas por que a Bíblia é superior ao Corão, aos Vedas (Muitos mais antigoss!), ao Tripitaka, etc? Por que é a "palavra de Deus"!!! MUITO CONVENIENTE, héin? Os Vedas são as palavras de Deuses - e nem por isso os hindus dizem que os deuses deles são superiores à Jesus.

João Paulo II, ex-papa, já falecido, criou uma categoria de "inclusivismo" religioso. Para ele, mesmo que você não seja cristão, mas seja uma pessoa BOA, ÉTICA, CARIDOSA, etc - você seria "cristão sem saber". Isso é roubar no jogo. Tipo assim - alguém diz: "Sou budista, sou feliz sendo budista". Vamos supor que essa pessoa seja tudo aquilo que eu disse ali em cima (bom, ético, etc) - um cristão diria a ele: "Não, você não é budista, exatamente, você é cristão mas não sabe disso apenas". QUE SACANAGEM!! Que desrespeito com a alteridade. Fora a arrogância, convenhamos. É uma arrogância do tipo: "É melhor porque é meu" - a do pior tipo.

Cristãos consideram a Bíblia uma VERDADE inquestionável, mesmo sabendo que é um livro que foi escrito por pessoas que TALVEZ nunca tenham existido e que, mesmo assim, foi alterado e manipulado ao longo de séculos e séculos. Pessoas que talvez nunca tenham existido falando sobre alguém que talvez nunca tenha existido. A dúvida aqui, me parece mais coerente do que a CRENÇA CEGA. Jesus pode ter existido? Sim! Temos certeza disso? Não! E os apóstolos? Podem ter existido também, ou não. A dúvida nessas questões é sinal de sanidade intelectual - a certeza - INSANIDADE.

Agora, será que existiu, num "jardim", uma cobra falante, que proibiu um casal primordial de comer uma maçã? Será que um sujeito (Jonas) viveu dentro de uma baleia? Putz!!! É possível, mas MUITO IMPROVÁVEL! Portanto, a dúvida te conduz ao raciocínio - a fé cega - irracional - te conduz também > mas de volta ao Australopitecus Afarensis (um dos nossos mais primevos ancestrais).

Quando questionamos tais coisas, os cristãos nos dizem: "Deus pode tudo! Ele é TODO-PODEROSO!". Como disse o Bill, em Religulous: "conveniente, não?". Eu digo que "Meu Deus pode tudo" e assunto encerrado. Que gracinha! Que falta de sinceridade intelectual e preguiça ética

AAhhhhh....fala sério!

Aliás, enquanto cristãos como Tertuliano, bispo de Cartago, dizem: "Creio pq é absurdo!". eu prefiro ficar com Ghandi:


"Creio na verdade fundamental de
todas as grandes religiões do mundo.
Creio que são todas concedidas por Deus
e creio que eram necessárias para os
povos a quem essas religiões foram reveladas.
E creio que se pudéssemos todos ler as
escrituras das diferentes "fés", sob o ponto
de vista de seus respectivos seguidores,
haveríamos de descobrir que, no fundo,
foram todas a mesma coisa e sempre úteis
umas às outras." (Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: