4.12.11

de novo, o DEUS DO IMPOSSÍVEL

O MAR ABERTO EM DOIS! Impossível?
A dimensão do impossível, para um cientista como eu, não pode ir além da obviedade. Enfim, se é impossível - assim o é - nada mais. Por exemplo, um carro não anda sem "energia", mais especificamente, sem motorização. Ponto final.

Ocorre que, segundo as tradições religiosas, seres "sobrenaturais", muitas vezes, podem realizar o "impossível", como,  por exemplo, fazer um carro andar sem motor, fazer chover gafanhotos, permitir que alguém viva durante um tempo dentro de uma baleia, abrir um mar em duas partes, fazer que um cego volte a enxergar passando lodo em seus olhos, etc.

Para as pessoas que "acreditam" na possibilidade do impossível (anhhh,rs), TUDO PODE. Se um DEUS quis, assim será. Enfim - nada é impossível para DEUS. Por exemplo, se o céu ficar verde, se chover canivete, se o tempo parar, se uma pessoa sair voando, pode ter sido por vontade de DEUS.

Muitas vezes, esse DEUS é meio egoísta, e só SALVA aqueles que se prostram diante dele. No caso do mar aí em cima, que foi aberto em dois, todos se lembram daqueles que passaram pela fenda e se salvaram, mas se esquecem que o mesmo DEUS que salvou, mandou BOLAS DE FOGO (???) nos que não passaram e perseguiam os "fiéis". Isso mesmo, DEUS fritou os que ficaram...(ninguém mandou duvidarem dele, não é?)

Os relatos da tradição cristã, por exemplo, estão repletos de coisas que podem facilmente ser consideradas BIZARRAS, do ponto de vista científico. A ciência não é a solução de todos os problemas, é claro, mas é uma ferramenta muito útil para compreendermos melhor a realidade. Não podemos dispensá-la. Você até pode tomar um "banho de descarrego", mas experimente não tomar um antibiótico diante de uma grave infecção bacteriana para ver o que acontece. Experimente meditar apenas, sem remédio algum, durante uma situação grave de câncer. Provavelmente você irá morrer.

Há excessões, eu sei, mas estas não comprovam que DEUS EXISTE e, muito menos, que tenha sido ELE que o "curou". Há muito efeito placebo, o que não é ruim, mas que é placebo, e não DEUS. Há muita mobilização psicológica ainda desconhecida, mas que não é DEUS. Diante que qualquer fato pouco investigado pela ciência, logo alguém diz - FOI DEUS QUEM CUROU? >>>> Será? Pode ser, mas, te pergunto, SERÁ?

Tudo é possível para DEUS - Um homem viver dentro de uma baleia? Que bizarro...
A ciência, diferente do "milagre" religioso, parte de uma análise racional do fenômeno. Para a ciência, não existem "milagres", mas podem existir fenômenos ainda pouco conhecidos ou explicados. Por exemplo, há muito tempo atrás não se compreendia a influência de vírus e bactérias, já que estes são seres microscópicos que só podem ser vistos com um microscópio (que não existia ainda).



Psicose? Fogueiraaaa!
Portanto, devido à propensão dos seres humanos acreditarem em "milagres" ou "maldições", muitas mortes causadas por vírus e bactérias eram atribuídos a supertições, como "satanás", "magias", etc.

As doenças mentais, então, eram um caso à parte - Psicoses eram "possessões demoníacas". Quantas histéricas ou psicóticas ao invés de serem tratadas humanamente foram para as fogueiras por ordem da SANTA IGREJA? Hoje, com medicação e psicoterapia, os portadores desses transtornos não são mais queimadas ou torturadas com instrumentos medonhos.

O problema do DEUS DO IMPOSSÍVEL é que ele apela exageradamente à dimensão EMOCIONAL do ser humano, que é absolutamente complexa. Um ser humano, diante de uma situação limítrofe, tende a tensionar suas emoções ao máximo - quem sabe - ao ponto de acreditar no impossível. Vikor Frankl, diante da possibilidade da câmara de gás, encontrou em si e nos outros o DEUS DO IMPOSSÍVEL

FRANKL percebeu que eles precisavam CRER. Não restava mais nada...

Lembro bem de um filme da série - AMAZING STORIES - A MISSÃO - onde um avião de guerra, avariado, deveria pousar mas o trem de pouso não funcionava. Era um avião de guerra, que possuía um anexo em sua estrutura inferior, um cockpit, onde um tripulante estava preso. Ele seria esmagado quando o avião pousasse, obviamente.

Tudo que esse tripulante dispunha, naquela hora de pânico e terror, era de uma prancheta, papel e lápis. Diante do horror da aniquilação, ele começou a desenhar, como que almejando profundamente aquilo, um TREM DE POUSO e RODAS! Ele desejou muito, chorou, apelou ao invisível, etc.

O que aconteceu? "Meu Deus, é um milagre" > RODAS de desenho animado surgiram e o avião pousou suavemente. É ISTO!!! PRECISAMOS CRER para sobrevivermos a um mundo que nos apresenta o horror da finitude e uma série de fenômenos de difícil explicação. A CRENÇA dá sentido, ameniza...salva...


A ciência não te oferece esses consolos, não te oferece um nível tão dantesco de "CRENÇA" (há crença na ciência sim! Mas isso fica para um próximo post). Por isso, é muito mais fácil crer do que investigar, escrutinar.

Como um habitante da grécia antiga, permeado por verdades míticas, culturais e uma ausência absoluta de instrumental tecnólogico poderia atribuir relâmpagos e trovões a condições metereológicas? NUNCA! Era Zeus, que com sua raiva descomunal, fazia o céu retumbar!

RÁAAAAAAAAAA !!!



Nenhum comentário: